Trezentas e 63 toneladas de fertilizantes, entre adubo 12/24/12 e sulfato de amónio, foram distribuídos às famílias camponesas do município da Caála, província do Huambo, durante a primeira época agrícola 2023/2024, numa iniciativa da Administração local
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o director da Agricultura no município da Caála, Avelino Calupeteca, disse que os fertilizantes entregues, de Outubro a Dezembro de 2023, no âmbito do programa de subvenção do Ministério da Agricultura e Florestas.
O responsável informou que a iniciativa beneficiou seis mil famílias camponesas, um aumento de 3 por cento, em relação ao igual período anterior.
Os beneficiários, acrescentou, na sua maioria, membros das 155 cooperativas de produtores, controladas pela Administração do município da Caála, que no total albergam 75 mil famílias camponesas.
Avelino Calupeteca adiantou que até ao final da época agrícola, prevista para Abril do corrente ano, o programa prevê elevar o número de beneficiários de fertilizantes, com a distribuição de outros equipamentos agrícolas, no âmbito do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
Segundo o responsável, apesar da irregularidade das chuvas, perspectiva-se o aumento dos níveis de produção agrícola das famílias camponesas, com realce para o milho, trigo, hortícolas e leguminosas.
O município da Caála, um dos 11 que compõem a província do Huambo, conta com uma população estimada em 379 mil 102 habitantes, na sua maioria, em idade produtiva.