Sessenta e sete pessoas morreram e 949 outras ficaram feridas, em consequência de 736 acidentes de viação ocorridos no Zaire, de Janeiro a Dezembro de 2023, segundo dados do Comando Provincial da Polícia Nacional tornados públicos ontem
Comparativamente ao período homólogo de 2022, verificou-se um aumento de 167 acidentes de viação, que tiveram como principais causas a imprudência, desconhecimento e desrespeito ao Código de Estrada, sobretudo, por parte de motociclistas em serviços de táxi. Esta informação consta do comunicado final do conselho consultivo do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional (PN), que foi orientado pelo seu responsável máximo, o comissário Firmino Uyamba.
Segundo a Angop, os participantes no conselho consultivo da PN concluíram, ainda, serem outras as causas da sinistralidade rodo- viária: o consumo de bebidas alcoólicas por condutores, excesso de lotação e de velocidade e a falta de sinalização horizontal e vertical nas vias.
Por outro lado, a Polícia registou mil e 852 crimes de natureza diversa, menos 147 casos em relação ao ano passado, tendo sido esclarecidos mil e 471 delitos. Em relação ao contrabando de combustível para a República Democrática do Congo (RDC), os participantes defenderam a necessidade do reforço dos mecanismos de controlo e fiscalização da cadeia de comercialização dos derivados de petróleo por parte dos agentes licenciados, na região, para um combate eficaz do fenómeno. A imigração ilegal também esteve entre os temas abordados.