As pessoas feridas foram socorridas pelos efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e encaminhadas para o Hospital Municipal do Belize, onde recebem tratamento, enquanto os cinco cadáveres foram removidos e encaminhados para a morgue do Hospital Alzira da Fonseca, Buco-Zau.
De acordo com as informações de especialistas ligados à Polícia de Trânsito e Segurança Rodoviária, adstritos ao município de Buco-Zau, o acidente, ocorrido na localidade de Micuma III, Buco-Zau, foi um despiste seguido de capotamento, e apontam a imprudência do motorista como estando na base.
Outras fontes relatam o mau estado da via, que se apresenta esburacada, como estando na base do despiste do camião, que estava carregado de produtos do campo e pessoas mal acomodados, vindos da localidade de Alto-Sundi, Miconje, município de Belize, para cidade de Cabinda, com o intuito de os comercializar.
Uma nota de condolências, assinada pela governadora Mara Quiosa, refere que o Governo da província de Cabinda ficou bastante consternado ao tomar conhecimento do aparatoso acidente de viação, ocorrido na madrugada de sábado, na localidade de Micuma III, que vitimou mortalmente cinco pessoas.
“A partida para a eternidade e de forma prematura daqueles que connosco conviveram e nos transmitiram valores, sempre trouxe um vazio difícil de preencher”, lê-se na nota.
Nesta hora de dor e luto, refere ainda a mensagem, o Governo provincial de Cabinda, na pessoa da sua governadora, exprime a sua tristeza pelo infausto acontecimento e endereça às famílias enlutadas os sentimentos de pesar.
O Comando Provincial de Cabinda da Polícia Nacional lamentou igualmente essas perdas humanas e apelou à população a circular apenas em veículos apropriados para transporte de passageiros, e não em camiões de cargas, de modo a se evitar situações de género.
Por: Alberto Coelho, em Cabinda