Duas mil 21 famílias em situação de vulnerabilidade foram assistidas com diversos bens, em 2022, na província do Cunene, no quadro do programa de valorização e reforço das competências familiares do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género
De acordo com a directora do gabinete da Acção Social, Georgina Braga, para o referido apoio foram disponibilizadas 3 mil e 694 toneladas de produtos diversos como milho em grão, massango, feijão, roupa usada, kits de cozinha, chapas de zinco e utensílios de plástico.
O programa beneficiou idosos, órfãos, viúvas e pessoas portadoras de deficiência física, e permitiu a criação de condições para a subsistência dos mesmos. Conforme a responsável, no mesmo período 88 idosos do município do Cuanhama beneficiaram, igualmente, de bens alimentares e meios de locomoção como triciclo manual, canadianas e bengalas.
Apontou ainda a reunificação de três menores de 12 anos de idade, antes separados das respectivas famílias, bem como a distribuição de leite e papas alimentares às crianças órfãs. Defendeu a necessidade de acções de sensibilização para uma maior valorização da família, bem como o resgate dos valores morais, cívicos e culturais.