Domingas André Albano, de 15 anos, morreu após uma tentativa de aborto supostamente insinuada pelo namorado. A família fala em morte propositada, também pelo facto de a terem encontrado com sinais de agressões, num beco
Por: Romão Brandão
O crime aconteceu no Bairro Malanjino, Golf II, município do Kilamba Kiaxi, quando o jovem identificado apenas por Milton, de 22 anos, ao aperceber-se de que a sua namorada, Domingas André Albano, de 15 anos, estava grávida de dois meses, procurou interromper a gravidez, com o consentimento dela.
Segundo revela a tia da adolescente, Rosa Pedro, ela dirigiu-se à casa do namorado em companhia de uma amiga, porque a mesma tinha acertado com o namorado a interrupção da gravidez, uma vez que este lhe prometera dar comprimidos para o efeito.
A situação ter-seá complicado de tal maneira que a adolescente acabou perdendo a vida. É um namorado que a família não conhece, apenas teve contacto com o mesmo na morgue e na esquadra da Polícia. Contudo, sabe-se que Milton tem uma noiva e mantinha clandestinamente uma relação com Domingas Albano. Uma relação que existia há mais de seis meses.
A tia esclarece que no dia em que perdeu a vida, a adolescente pediu que a amiga a deixasse em casa do namorado. A amiga, Júlia, 14 anos, confirmou ao jornal OPAÍS que a deixouainda com vida, e que tinha conhecimento de que estava a levá- la para abortar a gravidez, pois o namorado assim lhe havia orientado.
Júlia disse ainda que o namorado tinha garantido à Domingas que tinha os medicamentos certos para abortar, pois a sua noiva já esteve grávida e agiu da mesma forma, tendo dado certo. Não deu certo com Domingas Albano, tão nova, que perdeu a vida e deixa tristeza e amargura no seio da família.
“Ela estava em minha casa, e eu nem sequer sabia que estava grávida. Segundo as pessoas que se dirigiram à morgue, o corpo apresenta sinais de agressões no pescoço, e, como se não bastasse, espumou na boca.
Ele disse que não temos prova de nada, mas nós acreditamos que está a esconder algo, porque quem não deve não teme”, reforçou. As famílias tentaram conversar, para ver se havia partilha dos gastos para o óbito, porém a família do jovem não quer assumir por não existirem provas do crime. Neste momento, a família espera pelo resultado da autopsia para realizar o funeral.
Entretanto, Domingas André Albano foi encontrada, já sem vida, num dos becos próximos à sua casa e, segundo a vizinhança, na noite anterior não ouviram barulho, o que leva a desconfiar que foi posta lá. Por outro lado, Júlia, a amiga, sente-se ameaçada por ter prestado declarações à Polícia que comprometem Milton, por isso não consegue mais passar pela rua dele, com receio de ser agredida.
“Eu só contei o que aconteceu. E o que aconteceu é que a Mimi disse que não voltaria comigo porque o Milton lhe tinha dito que resolveriam o problema que está na barriga. Eu sabia que ela estava grávida e no dia seguinte, infelizmente, recebi a notícia de que a minha amiga foi encontrada morta no beco”, finalizou.