O Presidente da China, Xi Jinping, enviou uma mensagem de felicitações à 38.ª Cimeira da União Africana (UA), reconhecendo o papel crescente do continente africano no cenário internacional e destacou o fortalecimento das relações sino-africanas.
Na sua mensagem, Xi Jinping manifestou calorosas felicitações aos países e povos africanos, elogiando a forma como a UA tem liderado os esforços de integração no continente e respondido de maneira activa aos desafios regionais e globais.
“No último ano, a UA uniu os países africanos, promovendo vigorosamente a integração e expressando-se em uníssono como a ‘voz de África’”, destacou.
O líder chinês salientou que essas iniciativas têm aumentado a influência e o status de África no cenário internacional. O estadista chinês manifestou sinceros votos de sucesso contínuo aos países africanos no percurso da independência, autossuficiência e desenvolvimento.
Fortalecimento das relações Sino-Africanas
Xi Jinping afirmou que o ano de 2024 foi marcado por um significativo crescimento nas relações entre China e África. Com a realização da Cimeira de Pequim do Fórum de Cooperação China-África, os dois lados entraram numa nova fase de cooperação estratégica, visando construir uma comunidade de amizade inabalável e um futuro compartilhado para a nova era.
O presidente chinês destacou que esta parceria sino-africana está na vanguarda dos esforços globais visando construir uma comunidade com um futuro comum para a humanidade. Reiterou a sua disposição de trabalhar em estreita colaboração com os líderes africanos na implementação das seis propostas para o avanço conjunto da modernização e das 10 acções de parceria.
“Através destes esforços, queremos alcançar resultados concretos que beneficiem mais de 2,8 mil milhões de pessoas na China e em África”, concluiu Xi Jinping.
A 38.ª Cimeira da União Africana ocorre num contexto de crescentes desafios regionais e globais, reforçando o papel de África como um actor-chave no cenário internacional. A mensagem de Xi Jinping sublinha o compromisso contínuo da China em fortalecer a cooperação com o continente africano, promovendo o desenvolvimento mútuo e uma visão compartilhada de prosperidade global.