Angola está disposta a aproveitar a vantagem comparativa do Egipto no domínio das infra- estruturas, inclusive neste momento em que prepara a Conferência internacional sobre as infra-estruturas, enquanto presidente da União Africana (UA), afirmou, esta segunda-feira, no Cairo, o ministro angolano das relações exteriores, Téte António
Em declarações à imprensa, no quadro da visita oficial do Presidente da República, João Lourenço, a partir desta segunda-feira, ao Egipto, disse que esta nação do norte de África distingue-se bastante, também no domínio das Infra-estruturas, a par das Obras Públicas, sector sobre o qual deverá recair a assinatura de um acordo de cooperação bilateral.
Concretamente em relação à visita oficial de dois dias do Chefe de Estado angolano, afirmou tratar- se da “expressão da relação histórica” entre os dois países, que tem sido manifestada de várias formas da interacção contínua. Recordou que o Presidente da República esteve no Cairo, recentemente, na Cimeira extraordinária da Liga Árabe, dedicada à Palestina.
Também referiu que o Presidente El Sissi ficou na história como primeiro estadista egípcio a visitar Angola. “Mas também estamos a falar da nação de Abdel Nasser, um pana- fricanista que muito ajudou os momentos de libertação, incluindo os de Angola”, o que resultou na independência nacional.