A visita de Estado do primeiro-ministro de Portugal em Angola, Luís Montenegro, deverá acelerar a assinatura de um total de 17 acordos entre os dois países, que mantêm laços históricos.
Entretanto, as duas partes não avançaram, até ao momento, em detalhes, sobre os acordos a serem assinados. Mas, o OPAÍS sabe que esses acordos abrangem vários domínios desde o económico, formação profissional e investimentos.
Todavia, com vista a preparar a visita do Chefe do Governo português, esteve, em Angola, na última sexta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Paulo Rangel, que se desdobrou em várias actividades com vista a materializar as acções programadas.
Da parte de Angola, o ministro das Relações Exteriores, Teté Antônio, já adiantou que, em paralelo com a visita de Luís Montenegro, a partir de 23 de Julho, estarão presentes em Angola empresários portugueses, já que está a ser preparado um Fórum de Negócios, na mesma altura da Feira Internacional de Luanda (Filda), que decorre de 23 a 28 de julho.
Reabilitação de mais de 400 campas de militares portugueses tombados em Angola
Já o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, destacou o espírito de reconciliação entre os povos angolano e português, pelo facto de Angola homenagear soldados lusos com a requalificação das suas sepulturas.
O governante expressou o facto, em declarações à imprensa, após visitar, no Cemitério da Sant’Ana, as obras de requalificação das campas de mais de 450 militares portugueses tombados em Angola.
Paulo Rangel avançou que os restos mortais de outros soldados, enterrados noutras partes do país, poderão ser trasladados no futuro para este espaço em reabilitação.
Relações históricas
Em março de 1976, Portugal e Angola estabeleceram relações diplomáticas, após a declaração da independência de Angola, a 11 de novembro de 1975.
Em 1978, os dois países participaram na cerimónia de assinatura do Acordo Geral de Cooperação, data a partir da qual se intensificaram as relações bilaterais e foram assinados vários outros acordos de cooperação nas mais diversas áreas.