Corrida para substituição de Luís Monteiro Paulo da liderança da Ordem dos Advogados de Angola retoma esta semana com apresentação da candidatura à liderança de Correia Vicente Pongolola, depois de já o ter feito na semana finda o também advogado Sebastião Vinte e Cinco.
A apresentação desta candidatura surge na sequência da convocação das eleições para bastonário e ao Conselho Nacional. Por esta razão, o professor de Direito Penal, Correia Vicente Pongolola, alista-se para a disputa do cargo referente ao ciclo 2024-2026. O candidato é fundador da firma de Advogados CVP-Sociedade de Advogados, RL, registada com o nº 02/2017.
No seu percurso enquanto causídico foi membro do Conselho Provincial de Luanda, depois do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados de Angola e, consequentemente, coordenador da Comissão das Prerrogativas dos Advogados.
Vicente Pongolola tem publicado dois artigos científicos, sendo um na Gazeta da Ordem dos Advogados, intitulado “Remuneração no período de faltas ao serviço motivadas por doença vs subsídio por doença” e um na Revista da Ordem dos Advogados de Angola sobre “Segurança Social, apreciação para uma inflexão de políticas públicas de caris universalista”.
Tem publicado os livros “Provas no Processo Penal Angolano vs o Princípio da Não Auto- incriminação” e “Prática Processual Penal para Advogados e Advogados Estagiários”.
De referir que Vicente Pongolola suspendeu a coordenação da Comissão das Prerrogativas em virtude da apresentação da sua candidatura ao cargo de bastonário e para o Conselho Nacional da Ordem dos Advogados de Angola.