Vice-presidente do MPLA aborda relações políticas e diplomáticas com alguns países

A vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa, reuniu-se, nesta segunda-feira, com os representantes do corpo diplomático da China, Reino Unido, Ghana e Zimbabwe em Angola, com os quais abordou as relações políticas e diplomáticas de ambos os países

Em declarações à imprensa, no final da audiência, em momentos distintos, o embaixador da China em Angola, Zhang Bin, disse que aproveitou a ocasião para felicitar a dirigente política pela sua eleição aO cargo, no ano passado, na sequência da realização do VIII Congresso Extraordinário do Partido.

Zhang Bin asseverou que vai continuar a promover a cooperação entre o MPLA e o Partido Comunista da China, especificamente na troca de experiência, formação de quadros, áreas que podem ser aproveitadas, enquanto partidos no poder.

Informou que, no quadro da cooperação, em 2024, mais de 40 militantes do MPLA participarão numa formação na China e outros na Tanzânia, garantindo que o processo vai prosseguir no ano em curso.

Reino Unido

Por sua vez, o embaixador do Reino Unido, Bharat Joshi, há quatro meses em missão no país, precisou que abordou com Mara Quiosa o estado actual das relações entre os dois estados e a actividade política desenvolvida pelo MPLA.

Manifestou a intenção de trabalhar em conjunto para encorajar os jovens a participar na política do país, para o contínuo desenvolvimento de Angola. Considerou excelentes as relações entre ambos os países, particularmente na área económica, com muitas empresas do seu país a investirem no sector.

Ghana

Já a embaixadora do Ghana, Mavis Esi Kusorgbor, deu a conhecer que esteve no centro da conversa os 50 anos de Independência que Angola assinala este ano, e encorajou o MPLA a prosseguir com as acções que têm levado ao desenvolvimento de Angola nos vários sectores.

Considerou excelentes as relações, que datam desde 1976, forjadas ainda durante as lutas de libertação, contra o racismo, colonialismo e imperialismo, afirmando que é nesta senda que os dois países têm trabalhado juntos para fortalecer a cooperação e também para melhorar a vida dos seus povos.

Zimbabwe

O embaixador do Zimbabwe, Thando Madzvamuse, informou que no encontro foram abordados assuntos relacionados à luta de libertação de ambos os países, tais como a ajuda prestada por Angola no campo de treinamento militar aos soldados zimbabweanos.

A construção de um Museu Africano no Zimbabwe também foi aflorada na audiência, precisando que existe todo interesse do seu governo em contar com o apoio de Angola para a concretização do projecto.

Deu a conhecer a intenção de se construir um monumento em honra dos soldados que tombaram no Luena, província do Moxico. Para a concretização do plano, referiu que ambos os governos estão a trabalhar juntos.

Exit mobile version