A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, vai hoje efectuar visitas a vários empreendimentos sociais da província da Huíla, assim como inteirar-se do grau de execução de obras
Avista a esses empreendimentos acontece à margem da IX Reunião dos Ministros do Ambiente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), evento em que procede à sessão de abertura, a decorrer sob o lema “Emergência Ambiental no Contexto Actual de Múltiplas Crises”.
Para o certame destaca-se a apresentação da proposta designada “Clima Património da Humanidade”, “Processo de concertação para o eventual reconhecimento legal junto da ONU do “Clima Estável” como um bem comum global”, e as intervenções por Esta- dos-Membros sobre “Emergência Ambiental, Desafios e Oportundades”, entre outros pontos. De acordo com uma nota de imprensa do Governo da Huíla, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, durante a sua estada na Huíla, no período da tarde desloca-se ao município da Chibia, que dista 43 quilómetros do Lubango.
Na circunscrição, para além de manter um encontro de trabalho com as autoridades locais, vai visitar o Liceu Chibia, Nº 454, que conta com 12 salas de aula e quatro laboratórios (Biologia, Química, Física e de Informática), as obras da futura Administração Municipal, entre outras estruturas de suporte, segundo a Angop. Na sequência da sua visita à Huíla, para Sábado, a agenda de trabalho do Vice-presidente da República reserva uma visita à Faculdade de Medicina, que completa 14 anos de existência.
Esperança da Costa, acompanha- da do secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva e da Decana da Faculdade, Ana Gerardo, manterão um breve encontro de cortesia com a Direcção daquela instituição do Ensino Superior. Mais tarde, no mesmo dia, acompanhada do secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Europeu, Esperança da Costa visita o Hospital Central do Lubango, igualmente para inteirar-se do funcionamento daquela instituição de saúde, antes de regressar a Luanda, na tarde de Sábado.