A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, assegurou, no município do Katchiungo, província do Huambo, quando presidia ao Fórum Provincial, que o Executivo vai pôr à disposição de mulheres mais insumos agrícolas para o fomento à produção nacional a pensar, justamente, na segurança alimentar das famílias angolanas.
No município do Katchiungo, a governante auscultou mulheres rurais provenientes dos 11 municípios que conformam a província do Huambo naquilo que se convencionou chamar de Fórum Provincial das Mulheres Rurais. De entre as várias preocupações, as mulheres apresentaram questões relacionadas com a falta de insumos agrícolas e título de propriedade das suas terras, além de terem pedido emprego para os filhos.
As mulheres do Huambo manifestaram o desejo de produzir em grande escala a cultura de batata rena e doce. Para isso, pedem a intervenção de Esperança da Costa para se resolver o problema, e solicitam também kits para as parteiras tradicionais. Elas reclamaram da forma pouco urbana como são atendidas nas unidades sanitárias.
“Precisamos de crédito para aumentarmos a nossa produção e também precisamos que se melhorem as estradas, para garantir o escoamento do campo para a cidade”, resume Fernanda Liaputi.
A Vice-Presidente da República diz ter tomado boa nota sobre os assuntos ora apresentados pelas mulheres e assegura que elas podem contar consigo para ultrapassar parte considerável dos problemas. Esperança da Costa reconhece a existência de dificuldades relacionadas com a produção, daí ter trazido parte dos fertilizantes de que as mulheres precisam para garantir o fomento à produção.
“E estamos certos de que, neste grande país, com uma grande superfície de terras aráveis nós mulheres vamos continuar a dar o grande contributo para atingirmos a segurança alimentar”, realça, e lança desafio às mulheres no Huambo a apostarem fortemente na produção de alimentos.
De acordo com a principal auxiliar do Titular do Poder Executivo, as mulheres rurais representam 80 por cento de mão-de-obra que trabalham na agricultura familiar no país.
No final do encontro, a Vice-Presidente procedeu à entrega de alfaias, fertilizantes e produtos da cesta básica a 200 mulheres presentes no Fórum Provincial da Mulher Rural, que o município do Katchiungo acolheu.
POR: Constantino Eduardo, enviado ao Huambo