A JURA, braço juvenil da UNITA, anunciou ontem, em Luanda, a data da realização do seu V Congresso para os dias 15, 16 e 17 do mês de Março. Na conferência de imprensa que decorreu no complexo SOVSMO, em Viana, anunciou-se também a não recandidatura de Agostinho Kamuango, actual líder da organização
O anúncio deste importante evento para a juventude da UNITA acontece num momento que Nelito Ekuikui confirmou que vai apresentar, dentro de dias, a sua candidatura à lide- rança da JURA. Após vários adiamentos, que geraram algum desconforto entre os membros da organização, facto que obrigou a direcção do partido fundado por Jonas Malheiros Savimbi a intervir, Agostinho Kamuango, secretário-geral cessante da organização, veio a público anunciar a da- ta da realização do conclave.
Desde já, como tem sido ventilado nos últimos dias, Manuel “Nelito” Ekuikui, actual secretário provincial da UNITA em Luanda, deverá mesmo ocupar o cargo deixado pelo “veterano” Agostinho Kamuango, que, na mesma ocasião, anunciou a sua não candidatura à corrida. Aliás, Kamuango tem sido dura- mente criticado pelos jovens do Galo Negro, sendo inclusive acusado de levar a organização à letargia. Já Ekuikui, visto como herói da vitória da UNITA, em Luanda, nas últimas eleições gerais, poderá formalizar, dentro de dias, a sua candidatura à corrida na liderança da JURA, como anunciou recentemente este jornal.
OPAÍS sabe que, recentemente, a cúpula da UNITA esteve reunida e um dos temas em discussão foi, precisamente, a realização do quinto congresso da JURA, envolto num “mar” de contestações. Na reunião em causa, foi inclusive fixado como período limite para a realização do conclave até meados de Março de 2023. No entanto, a grande novidade, pelo menos nos corredores do SOVSMO, é a indicação, pela direcção do partido, de Nelito Ekuikui para substituir o veterano Agostinho Kamuango na liderança da JURA, tendo em conta os bons resultados obtidos em Luanda nas últimas eleições gerais. Recorde-se que a UNITA venceu, pela primeira vez na história das eleições em Angola, a principal praça política do país. Esta vitória foi atribuída, sobretudo, ao jovem Nelito Ekuikui que é, de resto, um dos principais trunfos de Adalberto Costa Júnior para os desafios futuros.