O secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA manifestou preocupação em relação às declarações do Presidente do MPLA, João Lourenço, durante a reunião com os 1.ºs secretários dos Comités de Acção do partido no poder, realizada na última segunda-feira.
Segundo a UNITA, o discurso do líder do MPLA, que também é o Presidente da República, revela uma crise de liderança e uma falta de compromisso com a unidade nacional e o Estado Democrático de Direito.
A UNITA criticou a postura do Presidente, acusando-o de promover intolerância e divisão entre os angolanos, e de caluniar a oposição ao comentar o sentido de voto do Grupo Parlamentar da UNITA, na proposta de Lei dos crimes contra a vandalização de bens públicos.
O partido do ‘Galo Negro’ desafiou o Presidente do MPLA a provar as acusações feitas contra a oposição, classificando-as como infundadas.
Por outro lado, o secretariado da UNITA apelou aos cidadãos, membros de partidos políticos, igrejas, sociedade civil, Poder Judicial, e Forças de Defesa e Segurança a condenarem o discurso do Presidente do MPLA, que, segundo a UNITA, ameaça a paz, a democracia e a reconciliação nacional.
A UNITA instou também o MPLA e seu presidente a abandonarem a retórica de ódio e intolerância e a focarem-se numa governação inclusiva e justa para todos os angolanos.