O partido UNITA realiza, hoje, uma conferência sobre paz, segurança e desenvolvimento, cujo momento mais alto é o discurso a ser proferido pelo seu presidente, Adalberto Costa Júnior.
O evento, a ter lugar numa unidade hoteleira da capital, visa, essencialmente, reflectir sobre os principais desafios do Estado angolano na garantia da estabilidade e do desenvolvimento. De acordo com uma nota do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, a conferência é ainda uma oportunidade para se analisar as políticas do Governo angolano que versam sobre a paz, segurança e desenvolvimento.
Segundo o documento, participam no evento os membros da direcção daquele partido político, especialistas em matéria de paz e segurança, entidades internacionais, académicos e público em geral. A nota refere ainda que um dos momentos mais altos do dia será a intervenção do presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, que deverá estar centrado nos últimos acontecimentos em África, mormente os golpes de Estado no Burkina Faso, no Níger e no Gabão, e da invasão da Rússia à Ucrânia.
“O partido do Galo Negro tem acompanhado com preocupação a escalada miséria no país, motivada pela depreciação sistemática da moeda nacional face às divisas internacionais, e das políticas “pouco fracas” do governo para fazer face à situação”, pode ler-se no documento a que OPAÍS teve acesso.