O secretário provincial da UNITA no Bengo, Alfredo Moniz, referiu que a visita aconteceu no seguimento do grito de socorro lançado pelas populações de Caboxa e bula, no município do Dande, província do Bengo, onde centenas de residências e campos agrícolas estão inundados devido ao aumento do caudal do rio Dande
As famílias afectadas pelas águas devido a abertura das com- portas da barragem das Mabubas, provocadas pelo aumento do caudal dos rios Kwanza e Dande, foram já realojadas pelas autoridades em zonas mais seguras. Compadecidos com a situação dos sinistrados, um grupo de deputados do partido UNITA, afecto ao círculo provincial do Bengo, dirigiu-se Sábado último às localidades afectadas para constatar de perto a situação.
A comitiva liderada pelo secretário provincial desta formação política na circunscrição, Alfredo Moniz, referiu que à sua chegada no local já as autoridades haviam transferido as populações para zonas seguras. No local, segundo o político, concretamente no bairro Caboxa, apenas se encontravam o soba e o presidente da comissão de moradores, que os informaram que o melhor seria a construção de uma bacia de retenção das águas.
De acordo com o secretário provincial da UNITA no Bengo, as populações dos dois bairros entendem que a transferência em outra localidade deverá, em princípio, criar-lhes mais dificuldades uma vez que os bairros agora inundados é onde se encontram os seus locais de produção, mormente agrícola e pesca. “Eles acham que a ideia do Estado não é a mais acertada, pelo que deveria ser construída no local uma bacia de retenção e as- sim eles continuarem as suas vidas”, disse.