Em nota, o Grupo Parlamentar da UNITA (GPU) refere que “tomou conhecimento com bastante preocupação, repulsa e indignação da ocorrência de um atentado contra o Deputado pelo Círculo Provincial de Malanje, Carlos Xavier Luís Lucas, quando eram 14h15 desta segunda-feira, 13 de Maio de 2024.
A nota refere que o facto ocorreu quando um indivíduo, que se fazia transportar numa motorizada, parou junto da viatura Hilux do deputado em causa e efectuou disparos.
Segundo ainda a nota da UNITA, o deputado saiu ileso do incidente, mas foi transportado ao Hospital Provincial de Malanje, onde foi assistido em virtude da subida exponencial da sua tensão arterial.
O GPU refere que o pior só não aconteceu por causa da atenção e pronta intervenção do motorista e da escolta do parlamentar. “Perante este grave incidente, o Grupo Parlamentar da UNITA insta as autoridades a tomarem medidas para o reforço da segurança dos Deputados e dos cidadãos, cada vez mais expostos a actos de crime organizado, alguns com motivações inconfessas, exigindo que os autores sejam civil e criminalmente responsabilizados”, diz a nota.
Polícia em Malanje desmente atentado
Em conferência de imprensa, ontem, a Delegação do MININT, na província de Malanje, esclareceu que o incidente não se tratou de um atentado directo contra o deputado da UNITA, Carlos Xavier Lucas, mas, sim, um acidente.
Segundo a delegação do Ministério do Interior naquela província, o crime ocorreu quando um grupo de marginais a bordo de uma motorizada de cor preta, cuja marca se ignora, perseguiam um cidadão oeste africano, com objectivo de realizar assalto, efectuaram disparos, tendo dois destes atingido acidentalmente a porta do motorista e na roda do mesmo lado (esquerdo) da viatura.
De acordo com a polícia, ao aperceber-se da situação, rapidamente o motorista manobrou a viatura e, atendendo à presença de outras que seguiam o mesmo destino, embateu num autocarro, criando danos ao farol e à chaparia do lado do veículo em que seguia o deputado.
Todavia, esclareceu que foram accionados mecanismos de investigação e decorrem diligências para o esclarecimento e detenção dos presumíveis autores. A delegação provincial da Polícia em Malanje apelou a todos os munícipes a manterem a calma e serenidade.