Em nota tornada pública a que OPAÍS teve acesso, o Grupo Parlamentar da UNITA lamenta a morte de Araújo Kacyke Savimbi Pena, secretário Nacional do Património e Membro do Comité Permanente da Comissão Política e ex-Deputado do Grupo Parlamentar, ocorrida no passado dia 19 de Abril, por doença, em Luanda.
No documento, os parlamentares referem que o malogrado foi deputado na Legislatura 2017/2022, sendo descrito como sendo um quadro honesto, humilde e zeloso no cumprimento do seu mandato enquanto representante do Povo, quer em missões do Grupo Parlamentar da UNITA quer nas Comissões de Trabalho Especializadas da Assembleia Nacional, colocando sempre os interesses do Povo desfavorecido em primeiro lugar. “Cumulativamente com as funções de Deputado exerceu com sentido de missão o cargo de Secretário Nacional do Património da UNITA até à data da sua morte.
A sua trajectória foi marcada com a assumpção de responsabilidades de relevância político-partidária e cumprimento de missões de elevada complexidade política no contexto da luta pela democracia e paz para Angola”, pode ler-se no documento. “Mano Kacyke”, como era carinhosamente tratado, fez parte de uma geração de jovens estudantes da UNITA que dignificaram o nome de Angola nas universidades africanas e europeias de reconhecido prestígio, tendo exercido diversos cargos nos vários sectores de actividade do Partido. “De trato fácil e sempre bem-humorado, Kacyke Pena foi um autêntico servidor público, por isso, era tratado por “Servidor”. A sua morte prematura deixa um enorme vazio no nosso seio do Parti- do, da família e da sociedade”, atesta a nota.