Um grupo de avanço da organização das jornadas parlamentares da UNITA já se encontra em Malanje para preparação das jornadas parlamentares do Galo Negro, evento que decorre de Terça a Domingo deste mês (3 a 7)
O grupo de avanço está nas terras da Palanca Negra Gigante (Malanje), desde a tarde de ontem, 1 de Outubro, coordenado pela primeira vice-presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, a deputada Albertina Navemba Ngolo Felisberto. As XI Jornadas Parlamentares da UNITA vão decorrer sob o lema: “Pela Democracia, Cdadania e Desenvolvimento Inclusivo”.
Os 90 deputados do Grupo Parlamentar da UNITA partem de Luanda para Malanje, amanhã, repartidos pelos 14 municípios da província de Malanje. As jornadas parlamentares visam um contacto directo com os cidadãos e a auscultação das suas preocupações. Os deputados estarão divididos em nove grupos, cada um integrado por 12 parlamentares, chefiados por um coordenador que terá a incumbência de produzir o relatório sobre a constatações feitas ao longo dos três dias.
O presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, coordena uma comissão de deputados que vão manter, na Sexta-feira, 6, na capital da província, encontros com instituições públicas e privadas, para na próxima Segunda-feira, dia 9, ser a vez do contacto com o cidadão nos mercados, paragens de táxis e autocarros.
De acordo com uma nota do Grupo Parlamentar da UNITA a que o jornal OPAÍS teve acesso, no final das jornadas, será produzido pelos coordenadores das delegações um relatório, que será reme- tido à presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e ao governador da província de Malanje, Marcos Alexandre Nhunga.
Segundo a UNITA, a escolha das demais províncias fora da capital, Luanda, tem a ver, sobre- tudo, com a problemática do aumento sequencial da inflação que nos últimos anos atinge as suas populações. A nota faz referência que é pretensão deste partido “trazer um debate com a sociedade e instituições para identificar eventuais soluções que possam atenuar o sofrimento das populações, sobretudo, dessas regiões”.
A nota indica ainda que as jornadas “vão permitir avaliar as condições sociais, económicas e produtivas das regiões e, ao mesmo tempo, vão aproveitar oferecer alguns bens de primeira necessidade às populações mais carenciadas da província.
Durante as jornadas, os deputados vão abordar temas como o poder local como factor de inclusão social e desenvolvimento das comunidades, pequenas iniciativas locais para mitigar os efeitos do desemprego no país, o desenvolvimento económico em Malanje, transparência e combate à corrupção. O grupo parlamentar da UNITA recebe, mensalmente, 11 milhões de kwanzas para a realização das suas actividades políticas no quadro do Orçamento Geral do Estado (OGE).