O partido do “galo negro” realizada, hoje, em Luanda, uma conferência de imprensa visando o lançamento da agenda de actividades alusivo ao 58.º aniversário da sua fundação, cujo acto central acontece na próxima quarta-feira, 13, e será presidido por Adalberto Costa Júnior, líder do partido As comemorações em saudação a data da fundação da UNITA decorrem sob o lema: “Mobilização Nacional para as Autarquias”, e preveem um leque de actividades políticas, educacionais e culturais que se estenderão ao longo de todo mês de Março.
Já a conferência de imprensa de hoje, será presidida pelo deputado Virgílio Samussongo, secretário-geral adjunto dos “maninhos”, e serve ainda para emitir a declaração do partido sobre o dia internacional da mulher. O partido “galo negro” afirma- se comprometido em “forçar” a institucionalização das autarquias locais no país, tendo recentemente, em conferência de imprensa, anunciado a intenção sair às ruas em protesto caso o seja vetado um projecto de lei de institucionalização do poder local que pretende dar entrada no parlamento nos próximos dias.
O “draft” do seu Projecto de Lei Orgânica da Institucionalização das Autarquias Locais, do Grupo Parlamentar da UNITA (GPU), vai ser colocado à disposição dos cidadãos para consulta pública, e, findo este período, será submetido ao Gabinete da Presidente da Assembleia Nacional, com carácter de urgência. A fundação oficial da UNITA foi conduzida por Jonas Savimbi e Tony Fernandes em 13 de Março de 1966, em Muangai, na província do Moxico. Celebra na próximo quarta-feira,13, 58 anos de existência.