O V Congresso do braço juvenil da UNITA vai decorrer sob o lema “JURA – inovar e mobilizar para vencer”, acontece nos dias 15 a 17 de Março, devendo congregar delegados das 18 províncias do país. A direcção do partido UNITA não manifesta apoio claro a nenhum dos candidatos à liderança da JURA, mas Manuel Armando da Costa Ekuikui é apontado por membros da sua cúpula como o preferencial.
De acordo com o secretário-geral do “Galo Negro”, Álvaro Daniel, o partido fundado por Jonas Savimbi espera que a organização juvenil eleja uma liderança com vocação para unir e liderar a juventude angolana. A informação foi avançada, na última Sexta-feira, durante uma conferência de imprensa concedi- da pelo secretário-geral da UNITA, Álvaro Daniel, no âmbito das comemorações da fundação daquele partido, a 13 de Março 1966.
O V Congresso do braço juvenil da UNITA vai decorrer sob o lema “JURA – inovar e mobilizar para vencer”, devendo congregar delegados das 18 províncias do país. Concorrem à liderança da JURA dois candidatos, nomeadamente Nelito Ekuikui e João Lukombo, um deles será confirmado vencedor no dia 17 de Março.
Por outro lado, as comemorações da fundação do partido do “Galo Negro”, de acordo com o secretário-geral decorrem sob o lema “UNITA 57 anos por uma Angola Independente, democrática e desenvolvida”. O programa das comemorações inclui a realização de um workshop sobre a trajectória de luta daquele partido e reflexão sobre o projecto político do movimento fundado por Jonas Malheiro Savimbi, morto em combate a 22 de Fevereiro de 2002 nas proximidades da vila do Lucusse, no Luena, província do Moxico.
POR: José Zangui