Adalberto Costa Júnior falava na abertura da IV Reunião Ordinária da Comissão Política do partido, que decorreu sob o lema “Unidade, Disciplina e Trabalho Para a Vitória”. No seu discurso, o presidente da UNITA denunciou a ausência de avanços na implementação das autarquias locais, lamentando “o descaso do Executivo com as promessas eleitorais”.
O líder do “Galo Negro” afirmou que a recente reconfiguração político-administrativa “tem como objectivo único de contrariar a impopularidade crescente do partido no poder e perpetuar um regime centralizado”. Costa Júnior abordou ainda a crise económica que assola o país, agravada pelas constantes desvalorizações da moeda nacional – o aumento da inflação e a escalada da pobreza, que tem impactado severamente a classe média e amplia- do os bolsões da miséria no país. “A fome e a malnutrição infantil são problemas sérios e ameaçam o futuro de Angola”, destacou o presidente.
Alternância do poder como prioridade
Ao falar sobre os 50 anos de independência do país, a comemorar- se no próximo ano, o líder partidário frisou sobre a necessidade de uma reflexão sobre os ganhos e perdas durante este período. O partido fundado por Jonas Savimbi reafirmou o seu papel como líder no processo de alternância do poder, propondo estratégias para fortalecer a sua estrutura e fomentar a participação da juventude e das mulheres.
Acção parlamentar e mobilização
A UNITA tenciona propor mudanças legislativas na Assembleia Nacional de modo a corrigir o que considera serem lacunas legais que comprometem o Estado Democrático de Direito. Outrossim, Adalberto Costa Júnior disse que o partido que lidera está comprometido a continuar a pressionar a implementação das autarquias locais e a transparência nos processos eleitorais.
Perspectivas para 2025
Para o ano que vem, a Comissão Política da UNITA pretende definir um plano de acção que coincidirá com o XIV Congresso Ordinário do partido, que priorizará a luta pela democracia, combate à corrupção e promoção de uma governação responsável e transparente. O presidente da UNITA apelou aos membros do partido a intensificarem os esforços visando a promoção de mudanças significativas no país, enfatizando a importância da unidade, disciplina e dedicação no seio do partido.