“Mobilização Nacional para as Autarquias” é o lema escolhido pela UNITA para as celebrações dos 58 anos da fundação do partido, cujo acto central acontece a 16 de Março, em Luanda, num acto político de massas a ser presidido pelo seu presidente, Adalberto Costa Júnior
O maior partido na oposição angolana, a UNITA, completa no próximo dia 13 de Março, quarta-feira, 58 anos de existência. No lançamento da quadra comemorativa, o partido reafirmou o seu compromisso com a realização das eleições autárquicas no país e na busca de soluções para o bem-estar dos angolanos.
Na sua mensagem, a UNITA refere que o seu foco é a realização das primeiras eleições autárquicas em todos os municípios do país e em simultâneo, princípio que considera como a melhor via para tirar Angola da situação precária em que se encontra. Ao comemorar 58 anos, o partido garante que vai manter os pilares que sempre o nortearam, preservando os seus princípios e valores, alegando que vai manter a direcção do partido no interior do país junto das populações, a fim de estar em condições de perceber os reais problemas que os cidadãos enfrentam e as melhores soluções para resolvê-los.
As comemorações alusivas aos 58 anos de existência do partido, vão até 31 de Março, e contam com a realização de várias actividades em que se destacam, a realização todo o país de reuniões ordinárias dos comités provinciais do partido, de 11 a 14 de Março, terá lugar em Benguela a Reunião do Comité Nacional da LIMA. No dia 16 de Março, acontece o acto central das comemorações do 58º aniversário da fundação do partido, em Luanda, com um acto político de massas a ser presidido por Adalberto Costa Júnior, presidente do partido.
Neste evento será rendida uma homenagem a todos os mártires da UNITA tombados ao longo da caminhada, em diversas etapas e por diversos motivos, na sequência do processo de reconciliação interna. Será, igualmente, feito o lançamento oficial da campanha de actualização e certificação de membros do partido, com a entrega simbólica do novo cartão digital.
De 16 a 31 de Março vão ser realizadas diversas actividades sócio-culturais e recreativas em todo o território nacional. A quadra comemorativa terá o seu fecho com as jornadas nas comunidades a serem desenvolvidas pelo Grupo Parlamentar da UNITA nos 164 municípios, para sentir dos cidadãos as suas apreensões, expectativas e sugestões sobre a contribuição da UNITA para a solução dos seus problemas.