O 1º ano de governação do segundo mandato do Presidente da República, João Lourenço, é o mote de uma conferência de imprensa, que tem lugar esta manhã, sob a égide do partido União Total para a Independência de Angola (UNITA), na sede do seu grupo parlamentar, em Luanda.
Os objectivos pelos quais move a referida comunicação com a imprensa não foram avançados pelo líder do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chyaca, que adiantou apenas que a mesma visa abordar sobre o desempenho geral do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, neste primeiro ano do seu segundo e último mandato constitucional, referente ao quinquénio 2022-2027.
De referir que João Manuel Gonçalves Lourenço exerce o seu segundo mandato depois do sufrágio de 24 de Agosto de 2022 (antes 2017-2022), que o elegeu Presidente da República de Angola, por ter sido o cabeça de lista do seu partido, MPLA, com o qual venceu as eleições de acordo com resultados eleitorais.
Nessa última competição política da V legislatura concorreram os partidos UNITA, Partido de Renovação Social (PRS), Frente Nacional para Libertação de Angola (FNLA), Aliança Patriótica Nacional (APN), Partido Humanista de Angola (PHA), P-NJANGO e a coligação CASA-CE.
O MPLA, uma vez mais, sagrou-se vencedor tendo elegido à Assembleia Nacional 124 deputados dos 220 que este órgão de soberania acolhe, estando os demais lugares repartidos pelo partido UNITA (90), PRS, FNLA e PHA conseguiram dois deputados cada.