Em conferência de imprensa, a propósito do lançamento das jornadas comemorativas ao 89º aniversário do fundador da UNITA, Jonas Savimbi, o secretário-geral do Galo Negro admitiu que Liberty Chiaka é o subscritor principal da conta bancária em que os deputados depositam as suas quotas
Álvaro Chikwamanga Daniel admitiu que o presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiaka, é o principal gestor da conta do partido na qual os deputados depositam as quotas. O responsável teceu essas declarações ontem, em Luanda, durante a conferência de imprensa que serviu de lançamento das jornadas comemorativas do 89º aniversário de Jonas Savimbi, cujo acto central acontece no dia 5, na capital do país.
O secretário-geral da UNITA justificou o facto ao admitir que as contas do partido estão bloqueadas na sequência de um litígio com um empresário já falecido, o que torna ainda mais complicado o desbloqueamento das mesmas, apesar de ter uma equipa de advogados a trabalhar no assunto, acrescentando que há uma “mão invisível politica” que está a atrasar o processo.
Em relação a uma suposta divisão no seio do seu partido, por conta da repartição dos subsídios de instalação e de fim de mandato a quem têm direito os deputados, Álvaro Daniel disse não haver divisão interna em relação a isso e assegurou que a informação será posteriormente partilhada com a sociedade como anunciado e garantido, estando apenas a aguardar pela cabimentação pelo Ministério das Finanças, que até à data não executou a medida.
Quanto à Fundação Jonas Savimbi, a UNITA nega, igualmente, a existência de qualquer divergência entre a família e o partido, em relação a quem coube administrar a putativa instituição, tendo esclarecido que a iniciativa foi da família e o parti- do está e vai continuar a apoiar. “Há pessoas que criam confusão em torno deste processo, mas não há divergências”, respondeu, acrescentando que a fundação devia ter estado em funcionamento desde 2003, mas houveram bloqueios, mas depois de muitas movimentações o pro- cesso regista avanços. Um outro assunto que não ficou de fora na conferência de imprensa é relativo à possibilidade de destituição do Presidente da República.
Álvaro Daniel salientou que a UNITA vai fazer história com essa iniciativa politico-lesgilativa. “Fizemos apenas um anúncio e o nosso adversário está a tremer e a desinformar a população. É uma luta que iniciamos e que vamos vencer até com alguns deputados do próprio MPLA”, disse convicto.
Comemorações
No seguimento das comemorações do aniversário de Jonas Savimbi, que se assinala a 3 de Agosto, a cidade de Luanda vai acolher o acto central no próximo dia 5 com um acto de massas, estando já as autoridades da província (Governo Pro- vincial) previamente comunicadas como garantiu o político. As actividades vão decorrer até ao dia 27 de Agosto nas 18 províncias do país, com diversos eventos envolvendo ciclos de palestras, actos de massa e deporto. De salientar que Jonas Savimbi nasceu a 3 de Agosto de 1934, na localidade de Munhango, Bié, e morto em combate a 22 de Fevereiro de 2002, no Lucusse, Moxico, pelas Forças Armadas Angolanas.
POR: José Zangui