O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, abordou, ontem, na cidade do Lubango, província da Huíla, os principais desafios e oportunidades no Estado de Direito e Democrático, durante uma palestra, numa iniciativa da sociedade civil local
Adalberto Costa Júnior reuniu no clube Gimno desportivo do Benfica, no Lubango, membros da sociedade civil e militantes do seu partido para, entre outros assuntos, abordar as características de um verdadeiro Estado de Direito e Democrático. De acordo com o líder do galo Negro, um Estado de Direito e Dmocrático, deve ter como principais caraterísticas, o respeito pelos preceitos legais que norteiam uma sociedade, e ainda a obediência ao poder popular.
Em seu entender, Angola ainda não é um Estado de Direito e Democrático, em função das desigualdades sociais que ainda existem na sociedade que muitas vezes resultam em convulsões sociais. Adalberto Costa Júnior, que escalou a cidade do Lubango na noite da última Quarta-feira, explicou que para que haja um verdadeiro Estado de Direito e Democrático é necessário ainda que haja uma in- dependência entre os três poderes que fazem o nosso sistema de governo.
“Não pode haver um Estado de Direito e Democrático, quando os poderes Judiciais e Legislativo, subjugam-se a um único poder, o Executivo, isso resulta do sistema de Governo que se instalou no nosso país, cujas características não passam de um sistema presidencialista, o que cria um ambiente propício para a corrupção”, criticou.
Na cidade do Lubango, o presidente da UNITA manteve um encontro fora do alcance da imprensa, com o Governador Provincial da Huíla, Nuno Bernabé Mahapi Dala, com quem abordou assuntos relativos à sua agenda na província. Ainda ontem, Adalberto Costa Júnior, reuniu, igualmente, com as autoridades da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA). Para hoje, o líder dos “Maninhos” desloca-se ao Município da Matala, onde vai manter um encontro de cortesia com as autoridades locais, bem como informar-se do funcionamento do partido que dirige naquele município da província da Huíla.
O regresso de Adalberto da Costa Júnior está previsto para amanhã (Sexta-feira), depois do encontro que vai ter com as entidades religiosas da Igreja Católica. De volta a Luanda, o presidente da UNITA, vai ter uma paragem no município de Quilengues, onde vai manter, igualmente, um encontro com membros do seu partido.