Luanda vai acolher, em Outubro deste ano, a Assembleia-Geral da União Inter-Parlamentar (UIP), que movimenta mais de mil deputados de todo o mundo
A informação foi confirmada, ontem, à imprensa, pelo presidente deste organismo, o português Duarte Pacheco, no final de um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira. “Há, neste momento, só questões logísticas a resolver, a vontade política da parte das autoridades está demonstrada e a decisão por parte da UIP está tomada.
Resta fixar a cerimónia de abertura, que conta sempre com a presença do Chefe de Estado do país organiza- dor”, assinalou. Duarte Pacheco informou ainda que a reunião da UIP pode ter, por regra, 160 delegações do mundo inteiro, envolvendo mais de mil parlamentares e muitas destas de- legações lideradas pelos presidentes dos respectivos parlamentos.
Disse estar regozijado por realizar uma das Assembleias da UIP (só ocorrem duas vezes por ano) num país de língua oficial portuguesa. A última vez que isto ocorreu foi há mais de 50 anos. A UIP é uma organização internacional dos parlamentos dos Estados soberanos, cujo objectivo é mediar os contactos multilaterais dos parlamentares.