O Instituto de Modernização Administrativa (IMA) realizou ontem, em Luanda, o seu quinto Fórum, que analisou, entre outros assuntos, a Agenda de Transição Digital dos Serviços Públicos – 2027.
No referido fórum, foram apresentados os relatórios sobre esta Agenda de Transição Digital da Administração Pública e o Projecto de Aceleração Digital de Angola (PADA), financiado pelo Banco Mundial, num valor de trezentos milhões de dólares.
O director-geral do IMA, Meick Afonso, referiu que o encontro fez uma análise minuciosa de todos os passos dados nos últimos dois anos, relativos aos programas do Governo sobre a transição digital dos serviços públicos.
O responsável avançou que a Agenda de Transição Digital da Administração Pública foi concebida com base nos desígnios do roteiro da Reforma do Estado. “O Executivo, ao decidir aprovar uma agenda especificamente para a matéria de digitalização, reconheceu a importância deste vector para a materialização de um serviço público eficiente, eficaz e efectivo para os nossos cidadãos e empresas.
Esta agenda vem trazer a necessidade de uma acção articulada, e o Projecto de Aceleração Digital vem materializar esta visão”, disse. No que respeita ao Projecto de Aceleração Digital de Angola, Meick Afonso referiu que o mesmo visa trazer financiamento a distintos sectores da administração pública, a fim de se criar um resultado único, que é um serviço público mais acessível.
De salientar que o Plano de acção para a reforma do Estado, aprovado recentemente, deve ser implementado até 2027. O mesmo comporta um conjunto de linhas de trabalho, que visam modernizar a administração pública em vários domínios.
Estimular o desenvolvimento do país
O representante do Banco Mundial em Angola e São Tomé e Príncipe, Juan Carlos Álvarez, destacou o avanço das novas tecnologias digitais, alegando que permitirão que os países estimulem o crescimento económico e social das suas populações e adquiram riquezas antes inexistentes. “Actualmente, estamos vivenciando a tecnologia digital a liderar a quarta revolução industrial.
O PADA foi concebido entre o Governo de Angola e o Banco Mundial para reflectir a natureza multidimensional de transformação digital, atravessando Ministérios e vários sectores da economia e da sociedade”, sublinhou.