O encontro preparatório antecedeu a Reunião Ministerial, marcada para hoje, 29 de Novembro, onde serão discutidas as principais conclusões e recomendações do evento.
No último dia de trabalhos, os peritos concentraram-se na revisão da situação geopolítica e de segurança na África Central, tema de extrema importância face aos desafios persistentes que ameaçam a paz e a estabilidade na região.
Além disso, foi revisado e adoptado o relatório final da reunião dos altos funcionários, documento que reúne as propostas concretas para fortalecer a segurança regional e que será submetido à apreciação dos ministros dos Estados-Membros na 58ª Sessão Ministerial do Comité.
A Reunião Ministerial terá como objectivo consolidar os avanços alcançados pelos peritos e aprovar estratégias e acções coordenadas visando enfrentar as ameaças à segurança regional.
A delegação angolana foi liderada pela embaixadora Sara Silva, diretora dos Assuntos Multilaterais do MIREX, e contou com a participação do embaixador de Angola na República do Congo e não residente na República Centro-Africana, Vicente Muanda, e do Cônsul Geral de Angola na República Centro-Africana, Nkosi Mankenda.
Espera-se que a Reunião Ministerial reforce o compromisso dos Estados-Membros na implementação de medidas conjuntas para promover a paz e a segurança na África Central.