O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, nesta sexta-feira, 4, em Luanda, o embaixador do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Roger Stringer, que está prestes a concluir a sua missão de três anos no país. No encontro, foram discutidos temas de interesse bilateral, incluindo o aprofundamento das relações entre Angola e o Reino Unido.
A reunião teve também como objectivo a apresentação formal dos cumprimentos de despedida do diplomata britânico ao chefe da diplomacia angolana.
Em nota enviada ao Jornal OPAÍS, o ninistério das Relações Exteriores (MIREX) ressalta que durante a audiência, ambos revisitaram questões centrais da cooperação entre os dois países, abrangendo diversas áreas de interesse comum, além de temas multilaterais, com destaque para o conflito no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
Relações históricas
As relações entre Angola e o Reino Unido têm sido marcadas por estreita colaboração diplomática, económica e cultural, sendo reforçadas por visitas de altos dignitários de ambas as nações.
Desde a independência de Angola, em 1975, os dois países têm trabalhado para fortalecer as suas relações, particularmente no âmbito da cooperação política e diplomática.
Na vertente económica, Angola e o Reino Unido têm desenvolvido parcerias significativas nos sectores do petróleo, gás, mineração e finanças, com investimentos britânicos no sector energético angolano a desempenhar um papel importante na economia local.
Em contrapartida, o Reino Unido tem buscado diversificar as suas relações comerciais com Angola, expandindo para outras áreas de comércio de bens e serviços.
O governo britânico tem, ainda, apoiado iniciativas angolanas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios e a atracção de investimentos estrangeiros.