O embaixador Téte António, ministro das Relações Exteriores, participou na manhã de ontem, como convidado especial, na cerimónia de abertura da 1.ª Conferência sobre Ciência Aberta da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do Lançamento do Repositório Angolano de Acesso Aberto (RAnAA), evento decorrido na Universidade Óscar Ribas, em Luanda.
A cerimónia contou com a presença de altas figuras do Estado, académicos da CPLP, reitores, professores e estudantes de várias universidades do país.
A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, que inaugurou a conferência, destacou o compromisso do Executivo angolano em melhorar a qualidade do ensino superior e investir em infra-estruturas, pesquisas e capacitação de professores.
“A Ciência Aberta”, tema central do evento, é uma abordagem que promove o trabalho colaborativo e a difusão do conhecimento através de tecnologias digitais.
Vai além do simples acesso aberto a dados e publicações, abrangendo todo o processo científico e reforçando a responsabilidade social dos cientistas.
A implementação da Ciência Aberta é vista como uma oportunidade para impulsionar a inovação, o desenvolvimento de novos produtos, serviços e negócios.
O projecto do Repositório Científico da CPLP/Portal de Acesso Aberto da CPLP foi criado para promover a ciência aberta, facilitando o acesso aberto e a cooperação multilateral no campo da ciência, tecnologia e ensino superior entre os países membros.