O ministro das relações Exteriores, Téte António manteve, ontem, encontros com os homólogos do Lesotho, Madagáscar, Moçambique e república Democrática do Congo (RDC), com quem abordou questões de interesse comum
os encontros entre o ministro angolano das Relações Exteriores e seus homólogos ocorreram à margem da reunião do Conselho de Ministros da SADC, que decorre desde domingo, na capital angolana, sob o lema “Capital Humano e Financeiro: Os Principais Factores para a Industrialização Sustentável da Região da SADC”.
O primeiro encontro foi mantido com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino do Lesotho, Mpotjoane Lejone, que serviu para as duas entidades passarem em revista questões relacionadas com o incremento das relações bilaterais entre os dois países e o apoio de Angola à candidatura do Lesotho para o cargo de Secretário-Geral da Commonwealth.
Neste encontro, o ministro do Lesotho enalteceu a liderança de Angola à frente da SADC, assim como os esforços envidados pelo Presidente João Lourenço na busca da paz e estabilidade na região. Na segunda audiência do dia, Téte António manteve encontro com Rasata Rafaracacitafika, ministra dos Negócios Estrangeiros da República do Madagáscar.
A reunião serviu para as duas entidades falarem da necessidade de uma melhor aproximação nas relações político-diplomáticas entre os países, focadas na assinatura de um memorando de entendimento sobre consultas políticas. Já o Madagáscar manifestou três prioridades na cooperação com Angola, centradas no desenvolvimento dos sectores da educação, industrialização e combate à corrupção.
Num outro encontro, o diplomata angolano conversou com vice- ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República de Moçambique, José Manuel Gonçalves, tendo as duas entidades abordado assuntos de interesse comum, com particular desta- que para a realização da Comissão Mista Bilateral entre os países. Ademais, a questão que se regista na região moçambicana do Cabo Delgado e seus efeitos, com incidência nos deslocados internos, mereceu particular atenção no encontro entre Téte António e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique.
No último encontro do dia, Téte António reuniu com Mbusa Nyanwisi Antipas, ministro de Estado e da Integração Regional da República Democrática do Congo. Neste encontro, que durou quase duas horas, os dois diplomatas analisaram o estado do aprofundamento das relações bilaterais, assim como assuntos relacionados com o leste da RDC e o conflito que paira nessa parte do continente africano.