O ministro das Relações Exteriores (MIREX), Téte António, chegou na manhã de ontem a Brazzaville, capital da República do Congo, onde participa na 1.ª Conferência Internacional sobre Florestamento e Reflorestamento.
O chefe da diplomacia angolana foi recebido no aeroporto internacional “Maya Maya”, por Vicente Muanda, embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola na República do Congo, entre outras autoridades.
A conferência, uma iniciativa do Presidente da República do Congo, Dennis Sassou Nguesso, responde ao apelo feito na COP 26 em Glasgow, Escócia, para combater o desmatamento na Bacia do Congo. Reconhecida como um dos maiores pulmões do mundo, a Bacia do Congo é crucial para a manutenção de um ambiente saudável global.
O objectivo principal da conferência é definir uma estratégia global para o aumento da área florestal mundial, promovendo a cooperação internacional através da sistematização das actividades de florestamento e reflorestamento.
Esta iniciativa visa aumentar a capacidade de sequestro de carbono atmosférico, contribuir para a luta contra as mudanças climáticas, preservar habitats e a biodiversidade, além de apoiar e maximizar a produção de bens e serviços fornecidos pelas florestas.
Ainda ontem, Téte António deslocou-se de Brazzaville à Kinshasa de barco, numa viagem de 7 minutos, para uma visita de algumas horas com o propósito de manter um encontro de trabalho com a ministra de Estado, Ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e da Francofonia da RDC, Kayikwamba Thérèse Wagner. À noite, voltou pela mesma via a Brazzaville, onde vai passar a noite.