O ministro das Relações Exteriores e presidente do Conselho Executivo da União Africana, Téte António, foi convidado de honra na Universidade de Princetown, nos EUA, para abordar sobre o tema “a nova Angola”.
Nos EUA, o diplomata angolano falou para figuras iminentes da vida política e acadêmica.
Na ocasião, Téte António espelhou a sua visão sobre as principais linhas orientadoras da política externa de Angola e os principais eixos das relações de cooperação bilateral e de parceria estratégica entre Angola e os Estados Unidos.
Durante a palestra, referiu-se aos aspectos culturais da comunidade afro-americana, tendo destacado o facto de os primeiros 20 negros a habitarem em território americano serem oriundos de Angola, como é o caso da família Tucker.
Referiu-se, também, sobre a doutrina de paz de Angola e o papel que o país desempenha na resolução de conflitos.
Neste contexto, o chefe da diplomacia angolana sublinhou a questão da construção de paz no continente africano, cujo reconhecimento deu lugar à atribuição pela União Africana do título de Campeão para Paz e Reconciliação em África ao Presidente Angolano, João Lourenço.
Acompanharam o ministro Téte António nesta missão o embaixador Matias Pires, o director do gabinete de estudos e análises estratégicos do MIREX, o embaixador de Angola nos Estados Unidos, Agostinho Van-Dúnem, o representante permanente de Angola junto das Nações Unidas e pela Cônsul Geral de Angola em Nova Iorque.
Recorde-se que este evento foi promovido pela World Africa Initiative(AWI) e enquadrou-se no projecto denominado palestras de impacto sobre África.