os tribunais da Relação e de Comarca das províncias de Luanda e Benguela foram reforçados com novos presidentes e vice-presidentes, que deverão trabalhar com maior eficiência, para corresponder às expectativas do cidadão.
O presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Joel Leonardo, pediu maior celeridade no tratamento processual nos tribunais da Relação e de Comarca das províncias de Luanda e Benguela. Falando à margem da cerimónia de tomada de posse dos presidentes e vice-presidentes dos tribunais da relação e de Comarca dessas províncias, nomeados recentemente, o juiz presidente do Tribunal Supremo desafiou os mesmos a manterem os níveis de organização e funcionamento, para um atendimento mais eficaz aos cidadãos que procuram os serviços de justiça. Joel Leonardo destacou a importância de se corrigir imperfeições dentro dos tribunais, elemento que considerou como chave do profissionalismo, indispensável nos serviços de justiça.
Chamou os empossados a trabalharem de forma mais eficiente, a fim de corresponderem com as expectativas do cidadão no que a justiça diz respeito. “A vossa missão, de corrigir imperfeições, extirpar defeitos nas decisões proferidas por vossos colegas da primeira instância, não é fácil. Continuem a manter os níveis de organização e de funcionamento até agora alcançados”, apelou.
O novo presidente do Tribunal da Relação da província de Benguela, Baltazar da Costa, garantiu, na ocasião, que vai manter uma justiça célere, cada vez mais próxima do cidadão naquela região. “O tribunal da Relação de Benguela tem estado a responder a essas exigências, de tal forma que os processos hoje não demoram mais de seis meses sem que sejam proferidas as devidas instruções”, disse.