Completou, ontem, 44 anos desde o desaparecimento físico do primeiro Presidente da República de Angola. António Agostinho Neto morreu a 10 de Setembro de 1979, aos 54 anos de idade.
A semana do fundador da nação angolana vai ser comemorada com palestras sobre a vida e obra de Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola.
As acções comemorativas vão decorrer nas escolas e em outros pontos de concentração de jovens e adolescentes, e visam ensinar e incentivar a nova geração para que vivam a memória e os ensinamentos do saudoso líder da revolução e da pátria angolana.
Reflexão sobre o pensamento político de Neto
O Movimento de Apoio Solidário de Angola (MovAngola) procedeu, no fim-de-semana, no município do Icolo e Bengo, a abertura das jornadas patrióticas de reflexão sobre o pensamento político e cultural de Agostinho Neto.
O presidente deste movimento solidário, António Salanga, fez saber que as referidas jornadas vão decorrer ao longo do mês de Setembro em todo o território nacional, com o intuito de dar expressão ao legado do fundador da nação.
O Dia do Herói Nacional é comemorado a 17 de Setembro, data de nascimento do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, que faleceu a 10 de Setembro de 1979, aos 54 anos de idade.
Trata-se de uma comemoração em memória de Agostinho Neto, fundador da nação angolana e figura histórica decisiva do país para a independência face a Portugal.
Agostinho Neto ocupou o cargo de Presidente da República durante pouco menos de quatro anos.