O novo secretário provincial da UNITA em Luanda, Adriano Sapinãla, disse em entrevista exclusiva ao jornal OPAÍS, que deixou a província de Benguela a carecer de muitos investimentos, pois o tecido social continua degradado e que vem a Luanda com a ambição de vencer o seu maior opositor, MPLA, em 2027
Adriano Abel Sapinãla o novo rosto da UNITA, em Luanda, manteve o primeiro contacto com os militantes do seu partido no último fim-de-semana, tendo sido recebido, efusivamente, pelos municípios por que passou, designadamente, Belas, Talatona, Viana e Kilamba Kiaxi.
Depois de ter cessado funções na província de Benguela, o timoneiro do Galo Negro em Luanda, referiu que deixou aquela região litorânea com vários problemas sociais que não diferem de outras localidades do país. No entanto, politicamente acrescentou que, a província que deixa continua bastante competitiva, sendo que o seu partido tem- se tornado na vanguarda e guardiã das iniciativas, em relação aos outros competidores, o que o coloca em vantagem clara na disputa.
Quando questionado que Luan- da encontrou, disse ser uma província desafiadora, por ser o centro das atenções, mas também degradada do ponto de vista do tecido social. “A degradação que encontrei em Luanda é muito visível, excita a UNITA a trabalhar mais, uma vez que é a província mais exigente do país”, referiu. Segundo Adriano Sapinãla, lhe foi colocado pelo seu partido o desafio de “ofuscar o MPLA” e de manter a chama da vitória e garantir um resultado que venha a ajudar a tão almejada alternância do poder em 2027.
“Nelito Ekuikui sai vencedor da província de Luanda e vamos trabalhar para manter os seus feitos, vamos movimentar alguns quadros se for necessário, até para garantir a sua rotatividade e o estímulo à competitividade e criatividade”, perspectivou. O político disse ter experiência suficiente para vencer em Luanda onde saiu em 2016. “Deixei Luanda em 2016 para ir trabalhar no Cuando Cubango, por indicação do presidente Isaías Samakuva. Em 2021, fui transferido para Benguela, agora volto a Luanda, penso ter maturidade e experiência suficientes para corresponder ao desafio”.
Encontro com o governador
O novo secretário do partido do Galo Negro, ainda não teve encontro com o Governador Provincial de Luanda, Manuel Homem, por sinal o também 1º secretário do MPLA na capital, mas assegurou, em breve, há-de solicitar um encontro de cortesia e de apresentação. Entretanto, Adriano Sapinãla já começou a trabalhar. Por enquanto, vai fazer uma radiografia à província e depois, segundo disse, com maior acutilância, em sede da Assembleia Nacional tomar iniciativas legislativas inerentes às especificidades da província de Luanda.
Movimento
No último final de semana, o secretário provincial da UNITA em Luanda realizou jornadas patrióticas nos municípios de Kilamba Kiaxi, Talatona e Belas, tendo como ponto de partida o município de Viana, onde mediu a sua popularidade. Em jeito de balanço, Adriano Sapinãla, disse que recebeu um calor humano, em todos os municípios, que vai permitir-lhe trabalhar sossegado. “Agora é só trabalhar e trabalhar”, finalizou.
POR: José Zangui