A secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, representou, ontem, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, no Fórum da Juventude do ECOSOC, que decorre na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Danila Bragança, durante a sua intervenção, reafirmou o compromisso de Angola com a juventude, tendo destacado o quadro constitucional que assegura uma protecção especial aos jovens e a aposta crescente em políticas de saúde, educação e inclusão digital.
No painel dedicado ao Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 3 – Saúde e Bem-Estar, Danila Bragança sublinhou os esforços do Executivo angolano na promoção da saúde mental, saúde sexual e reprodutiva e na literacia digital, com enfoque na juventude, no combate à desinformação e na construção de ambientes digitais mais seguros e saudáveis.
Falando ainda sobre Igualdade de Género (ODS 5), destacou os investimentos em programas que ampliam o acesso das raparigas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), bem como à saúde e à formação técnica.
A secretária de Estado para a Juventude partilhou ainda os progressos registados através de programas como o FUNEA e o JOBE, que promovem a inclusão digital e económica de jovens mulheres.
No painel sobre Vida na Água (ODS 14), a dirigente defendeu o papel estratégico da juventude na preservação dos oceanos e no fomento da economia azul.
Danila Bragança apelou à criação de plataformas africanas de juventude com acesso a financiamento e tecnologia.
A visita institucional foi reforçada por uma reunião de coordenação com o embaixador Francisco João da Cruz, Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, visando o alinhamento estratégico da participação angolana no Fórum.
A presença da secretária de Estado Danila Bragança em Nova Iorque confirma a aposta do Ministério da Juventude e Desportos em elevar a voz da juventude angolana nas grandes tribunas globais, alinhando o país com a Agenda 2030 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.