O actual secretário provincial da UNITA em Benguela, Adriano Sapingalã, está a ser apontado como substituto de Nelito Ekuikui à frente do secretariado do Galo Negro em Luanda, soube o jornal OPAÍS de uma fonte próxima ao processo
Questionado sobre o caso por este jornal, à saída de uma reunião de auscultação aos ‘mais-velhos’ do seu partido, em Benguela, cidade onde esteve em visita privada, o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, não desmentiu nem confirmou. De acordo com a nossa fonte, é desejo do presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, ver a capital do país cada vez mais reforçada, tendo em conta os novos desafios.
A fonte deste jornal, conhecedora do dossier, sustenta que o partido não quer dar espaço ao seu arqui- rival em Luanda, daí estar a pensar em movimentar as suas melhores peças (Ekuikui e Sapingalã) e ambos com provas dadas. Adriano Sapingalã ‘roubou’ ao MPLA um deputado no disputado círculo eleitoral de Benguela, ao passo que Ekuikui surpreendeu o adversário, impingindo uma derrota de 4-1, daí justificar-se que os dois activistas estejam juntos.
A fonte não adianta quem está a ser sondado para a província de Benguela, mas acredita que, no encontro mantido entre o presidente e os mais-velhos do partido em Benguela, de que Adriano não fez parte, igualmente, aflorada esta questão.
A ideia de Adalberto Costa Júnior, avilta, é colocar mesmo um quadro da província, escusando-se de ‘importar’ de uma outra região do país. Desta feita, houve quem tivesse feito futurologia avançando o nome do actual secretário municipal da UNITA no Lobito, Juca Manjenje. Uma vez que Ekuikui se vai ocupar da JURA, segundo a fonte é pretensão de Adalberto Costa ter dois jovens a segurar a capital do país e, deste modo, o MPLA continuar a perder deputados para a UNITA.
ACJ não desmente
O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, não desmente nem confirma as informações avançadas pela nossa fonte, mas limitou-se a ironizar sobre o assunto, quando questionado por este jornal: “Aié, vocês querem que o ti- remos daqui. Ele tem dito que é o pai das mamães aqui, em Benguela”, disse aos risos ACJ, que, curiosamente, esteve ladeado de Adriao Sapingalã.
O presidente da UNITA foge ao assunto, preferindo não tecer mais nenhum comentário sobre a possível mudança e/ou transferência de Adriano Sapingalã para a província de Luanda, substituindo no cargo Nelito Ekuikui, que se prepara para dirigir o braço juvenil da UNITA.
POR: Constantino Eduardo em Benguela