No decurso das Jornadas Março Mulher, o Projecto de Apoio à Sociedade Civil e Administração Local (PASCAL), em parceria com o Ministério da Administração do Território (MAT) promove, nesta quinta-feira, 28, na Casa da Juventude de Viana, em Luanda, a partir das 9 horas, uma roda de conversa sob o tema “A Participação da Jovem Mulher na Governação Local”.
O encontro, segundo soube o OPAÍS, irá reunir mais de 50 jovens mulheres, e visa promover a reflexão sobre o papel da mulher no processo da Governação Local e a identificação de oportunidades que favoreçam o seu empoderamento. De igual forma, constitui um espaço de debate e partilha de experiências de Governação local, lideradas e dinamizadas por jovens mulheres.
“O fortalecimento da participação das jovens mulheres nos processos de governação é essencial para o desenvolvimento democrático, equitativo e inclusivo, permitindo que todos os segmentos da sociedade tenham a oportunidade de participar, debater e contribuir em espaços de tomada de decisão apropriados”, lê-se no documento.
A referida nota refere ainda que Angola é um país jovem com um grande número de mulheres, daí que há uma necessidade de garantir que essas premissas estejam alinhadas com políticas públicas para melhorar a representação das mulheres em cargos de liderança na administração local, bem como em funções públicas e de liderança em diversos sectores da sociedade angolana. Nesta perspectiva, a roda de conversa servirá de plataforma para a construção de sinergias e promoção de iniciativas das jovens mulheres em várias outras áreas profissionais e do conhecimento.