O Representante Especial do Secretário Geral da ONU junto da União Africana (UA), o gabonês Parfait Onanga-Anyanga, felicitou, esta Terça-feira, Angola pela recente eleição como membro do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da organização continental.
Durante uma reunião com o embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana, Miguel Bembe, saudou o engajamento do Presidente da República, João Lourenço, nas questões conducentes à resolução pacífica de conflitos em África.
Parfait Onanga-Anyanga informou ao seu interlocutor que o escritório que dirige, em Addis Abeba, facilita a realização de encontros mensais entre os representantes dos países que assumem a presidência rotativa do CPS da UA e do Conselho de Segurança das Nações Unidas, respectivamente.
Os referidos encontros servem para a troca de impressões sobre assuntos africanos, com vista a coordenação de esforços para a obtenção de soluções pacíficas para os conflitos e o estabelecimento progressivo de bases para o desenvolvimento do continente.
Neste sentido, anunciou a preparação da reunião entre os representantes da República de Angola e da Federação da Rússia, países que deverão assumir a presidência de cada um dos órgãos decisórios das respectivas organizações, no mês de Julho do ano em curso.
Por seu turno, o embaixador Miguel Bembe agradeceu aos préstimos do Escritório da ONU junto da UA e destacou as diligências diplomáticas que Angola tem promovido através de reuniões de Chefes de Estado e de Governo da Região dos Grandes Lagos, para a resolução do conflito entre a República Democrática do Congo (RDC) e o vizinho Ruanda.
“É neste quadro que se enquadra a Cimeira sobre a Situação Política e Segurança na Região Leste da RDC, realizada no dia 16 de Fevereiro de 2024, em Addis Abeba, à margem da 37ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da UA, dos dois encontros realizados em Luanda, em separado, entre o Presidente João Lourenço, na qualidade de mediador, e os Presidentes Félix Tshisekedi e Paul Kagame, em Fevereiro e Março, respectivamente”, explicou o diplomata angolano.
Acrescentou que se insere no mesmo âmbito a deslocação a Luanda do Presidente da República do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, na qualidade de presidente em exercício da Comunidade da África Oriental (CAO), em Março último, com o objectivo de abordar com o seu homólogo angolano o processo de paz na Região Leste da RDC, em harmonia com os processos de Luanda e de Nairobi, assim como a solução para o alcance de um cessar-fogo e um acordo de paz para a guerra civil no Sudão.
Finalmente, realçou o entendimento alcançado entre os presidentes João Lourenço, Félix Tshisekedi e Paul Kagame para a realização, em breve, de uma Cimeira Tripartida, sob os auspícios da República de Angola.