O anúncio da visita foi feito na última quinta-feira, 20, durante um encontro de cortesia entre Najat Maalla e o representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, o embaixador Francisco José da Cruz, em Nova Iorque.
Na ocasião, a diplomata afirmou que a visita será um momento importante para o fortalecimento das políticas de protecção infantil e consolidar as parcerias com outros organismos nacionais.
Durante a visita, Najat Maalla pretende avaliar os progressos alcançados por Angola na protecção das crianças e sugeriu que estes avanços sejam expostos durante a apresentação do Relatório Nacional Voluntário (RNV) no Fórum Político de Alto Nível (HLPF) de 2025.
Segundo a representante da ONU, este é um momento estratégico para se demonstrar os compromissos e progressos do país na erradicação da violência contra crianças, garantindo uma maior visibilidade internacional com vista a fortalecer as políticas nacionais.
Najat Maalla elogiou também a participação de Angola na Conferência Ministerial Global para Acabar com a Violência contra as Crianças, realizada em Bogotá, Colômbia, de 7 a 8 de Novembro de 2024.
Em especial, sublinhau o papel e a liderança da ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, no evento.
Outro ponto enfatizado pela diplomata foi a adesão voluntária de Angola à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, o que demonstra a dedicação do país na implementação de estratégias alinhadas aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A adesão é vista como um plano estratégico que visam fortalecer as políticas públicas de combate à fome e à pobreza, permitindo a Angola beneficiar-se de apoio técnico e financeiro, reforçar a segurança alimentar, promover o desenvolvimento rural e estimular iniciativas de inclusão sócio-económica.
O embaixador Francisco José da Cruz ressaltou a importância da visita da representante especial da ONU a Angola, reiterando o compromisso do país em fortalecer a cooperação internacional para o combate à fome, à pobreza e à violência contra as crianças. Segundo o diplomata, a participação de Angola na Aliança Global contra a Fome e à Pobreza constitui uma oportunidade estratégica para a implementação de políticas mais eficazes e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento socio-económico e a protecção das populações mais vulneráveis.
Najat Maalla, de nacionalidade marroquina, foi nomeada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas como representante especial para a Violência contra as Crianças em 30 de Maio de 2019. Médica pediatra, tem dedicado as últimas quatro décadas da sua carreira à promoção e protecção dos direitos das crianças em diversos contextos internacionais.