O ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve, nesta sexta-feira, em Antalya (Turquia), um diálogo com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Adrii Sybiha com foco no reforço das relações bilaterais.
Segundo uma nota do MIREX a que OPAÍS teve acesso, o encontro realizou-se à margem do fórum de diplomacia que acontece na Turquia e representou a continuidade do diálogo político iniciado por ocasião da deslocação oficial do ministro ucraniano a Luanda em Outubro último.
Durante o encontro, os dois diplomatas passaram em revista o estado actual das relações bilaterais entre Angola e a Ucrânia, onde manifestaram convergência de interesses no sentido do seu aprofundamento, sobretudo nos mais variados domínios.
Adrii Sybih reiterou o empenho do Governo Ucraniano na dinamização de uma parceria sólida com Angola, tendo sublinhado a importância de manter um canal de diálogo político permanente ao mais alto nível.
Por seu turno, Téte António reconheceu a vontade demonstrada pela Ucrânia em aprofundar os laços com África e a disposição de Angola em continuar a privilegiar a diplomacia do entendimento, assente no respeito pelos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas e no Direito Internacional.
Reconheceram, igualmente, o papel do Fórum de Diplomacia de Antalya como palco privilegiado para o aprofundamento da concertação política e da diplomacia preventiva.
As relações entre Angola e a Ucrânia foram estabelecidas em 1993, após a independência da Ucrânia, e desde então têm-se mantido cordiais.