O Chefe de Estado da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos Horta, proferiu, ontem, uma palestra com o tema “Timor-Leste, a região e o mundo”, na Academia Diplomática Venâncio de Moura, em Luanda.
O Presidente timorense fez uma retrospectiva da luta pela independência, os desafios económicos e sociais superados e os passos dados em direcção a uma governação democrática e inclusiva.
Durante a palestra, o estadista reconheceu o papel exemplar de Angola na resolução de conflitos, pacificação e a reconciliação nacional, destacando a importância das lições aprendidas de Angola para outros países que enfrentam actualmente situações similares, abordou questões ligadas às boas relações bilaterais entre os dois países, questões regionais e o papel do multilateralismo no cenário internacional.
O Presidente José Ramos Horta, que cumpre uma visita de Estado de 72 duas a Angola, percorreu, também, as várias áreas que compõem a Academia Diplomática Venâncio de Moura, acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Téte António, e do director daquela instituição de estudos diplomáticos, Marcos Barrica.
Na segunda-feira, Angola e Timor-Leste assinaram três instrumentos de cooperação, um dos quais é Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática Venâncio de Moura e o Centro de Estudos Diplomáticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República Democrática de Timor- Leste.
A Academia Diplomática Venâncio dispõe de cursos de capacitação para diplomatas, de línguas, de especialização, entre outros.