O prazo limite para a entrega de candidaturas ao concurso público para a logomarca e a canção que irão conduzir as festividades dos 50 anos de Independência Nacional foi prorrogado para até ao dia 15 de Maio, sendo que inicialmente estava previsto para o dia 30 de Abril.
Assim sendo, conforme informação avançada pelo Grupo Técnico da Comissão Interministerial para a Organização das Acções comemorativas alusivas ao 50.º aniversário da Independência Nacional, os endereços iniciais e modalidades de participação divulgados anteriormente mantêm-se inalterados.
O concurso público para a apresentação da logomarca e da canção que irão conduzir as festividades do 50.º aniversário da Independência Nacional está a ser conduzido pelo Ministério da Administração do Território, e visa escolher a logomarca e a canção (letra) que irão conduzir as celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.
A secretária de Estado para Administração do Território, Teresa Viegas, lembrou que, para o concurso público da logomarca lançado no dia 29 de Março, as entidades que se quiserem candidatar devem apresentar as suas propostas de logomarca, as quais devem estar compostas por figuras geométricas da fauna ou da flora, elemento austral, terrestre ou marítima, desde que estejam adequadas a divulgar a efeméride junto da sociedade, e congreguem o poder de afinidade e simpatia do público.
O prémio para a melhor logomarca a ser apresentada, está avaliada em 25 milhões de kwanzas para o vencedor. Para o concurso para a criação da letra ou da canção que vai conduzir as festividades do 50.º aniversário da Independência Nacional, os candidatos deverão possuir profundo conhecimento artístico e técnico na criação musical, incluindo a composição de letras e arranjos musicais, capacidade organizativa para unir várias gerações de músicos angolanos, e coordenar o processo de criação da música com eficiência, experiência comprovada em projectos similares de relevância cultural, capacidade de inclusão de elementos que estejam no espírito das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional e de vários elementos que representem o equilíbrio regional de Angola, entre outros.
O prémio para esta categoria está avaliado em 30 milhões de kwanzas. Todos os interessados deverão apresentar as suas candidaturas até ao dia 15 de Maio de 2024, no endereço do Ministério da Administração do Território.
A efeméride
Angola celebra a 11 de Novembro de 2025 50 anos de Independência Nacional. Dada a importância desta efeméride, o Executivo decidiu criar, através do Despacho Presidencial 26/24 de 22 de Janeiro, uma Comissão Interministerial para organização das Acções Comemorativas alusivas ao 50.º Aniversário da Independência Nacional.
Para o efeito, está em curso o projecto “Angola 50 Anos de Independência”, que estabelece as directrizes para a celebração dos 50 anos da Independência Nacional, celebrações estas que deverão destacar as conquistas alcança- das ao longo dos 50 anos, realçar a soberania nacional, a liberdade e o controlo do território nacional e a consolidação do estado democrático e de direito.