O presidente da república, João Lourenço, reuniu-se, esta terça-feira, em Luanda, com o seu homólogo do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, com quem abordou questões relacionadas ao processo de paz na república Democrática do Congo (RDC) e o conflito no Sudão
No término da reunião, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, explicou à imprensa que os estadistas abordaram, essencialmente, o processo de paz na RDC e o conflito no Sudão, tendo em conta o papel de mediador do Presidente João Lourenço no conflito entre o Ruanda e a RDC.
Lembrou que, na qualidade de presidente em exercício da Comunidade da África Oriental (EAC), Salva Kiir Mayardit tem responsabilidades no processo de Nairobi e é medianeiro do conflito no Sudão.
Por estas razões, disse, foi um encontro entre o “Campeão da Paz” e da Reconciliação em África e o Presidente da EAC, pois existem responsabilidades que são complementares e, nesse sentido, os Chefes de Estado analisaram as duas situações.
Referiu que houve uma convergência de pontos de vista no que diz respeito à análise que fazem dos dois conflitos, pois concordaram em continuar a trabalhar em coordenação para a paz nas referidas regiões.
Téte António sublinhou que João Lourenço e Salva Kiir Mayardit falaram das relações bilaterais, recordando que os países possuem uma história rica, do ponto de vista do apoio concedido por Angola ao Sudão do Sul durante a luta pela independência.
Angola e o Sudão do Sul mantêm excelentes relações de amizade e cooperação. Ambos fazem parte da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), organização criada em 1994 com o objectivo de resolver questões de paz e segurança na zona.