A presidente da fundação Ngana Zenza, Ana Dias Lourenço, considerou, este sábado, Dom Alexandre Cardeal do Nascimento um homem de elevada espiritualidade, um humanista intrépido nas causas do bem comum, sem olhar para as diferenças entre os homens.
Ao discursar na cerimónia da 2.ª edição da gala organizada pela fundação filantrópica, por si fundada, em 2020, a patrona da instituição homenageou a alta figura da Igreja Católica em Angola, falecido por doença aos 99 anos de idade, no dia 28 de Setembro.
“Alexandre do Nascimento é alguém que não está mais entre nós, mas cuja presença espiritual e legado continuará a inspirar-nos”, exprimiu na ocasião a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
Lembrou que partiu para a eternidade um homem de elevada espiritualidade, um humanista intrépido nas causas do bem comum sem olhar para as diferenças entre os homens. “Homem de devoção ao evangelho de Cristo, defensor da Fé, da Igreja e da Pátria”, realçou. Sublinhou que, pela sua dimensão nacional e internacional, o malogrado era um ícone da história, nacionalista, patriota, cristão convicto, homem culto e amigo dos pobres.
“Que ele continue a interceder por todos angolanos e angolanas. Ao reflectir sobre as palavras do nosso saudoso Cardeal, lembro-me da seguinte frase: ‘‘A verdadeira grandeza está em servir”, ressaltou.
Ana Dias Lourenço concluiu que é com essa inspiração que se com- promete a continuar a abraçar as comunidades mais vulneráveis e a acreditar que é possível transformar a realidade, não apenas com acções, mas com amor e compaixão. No prosseguimento da cerimónia, Ana Dias Lourenço solicitou aos presentes que observassem um minuto de silêncio em sua memória e de solidariedade para com a Igreja Católica.
Dom Alexandre do Nascimento, Arcebispo-Emérito de Luanda, faleceu no passado dia 28 de Setembro, aos 99 anos, vítima de doença. O seu sepultamento está marcado para esta terça-feira, no Paço Episcopal de Luanda, devendo ser antecedida de missa de corpo presente, a ter lugar na Igreja da Sagrada Família, igualmente na capital do país