A Primeira-dama da república, Ana Dias Lourenço, considerou, ontem, em Luanda, a rede Muhatu Energy Angola uma potencial criadora de um centro de excelência para as mulheres
Ana Dias Lourenço falava na cerimónia de lançamento do programa de Mentoring da rede “Muhatu Energy Angola”, que visa trabalhar com mulheres experientes do ramo petrolífero para impulsionar a progressão das suas carreiras, bem como incentivar novos ta- lentos a aderir a especialidade. Disse tratar-se de uma iniciativa louvável e admirável, por criar oportunidades de carreira e incentivar o desenvolvimento da liderança no seio das mulheres no ramo dos petróleos, segundo a Angop.
A rede, afirmou a Primeira-dama, nasceu para impulsionar, capacitar e dar visibilidade às mulheres deste sector. “Infeliz- mente precisamos sempre recordar ao mundo que a mulher é uma peça fundamental para, em conjunto com os homens, fazer do mundo mais produtivo, feliz e mais importante”, frisou.
Trabalhar para equidade na indústria petrolífera
A presidente da rede, Natacha Massano, afirmou, durante a apresentação do programa de Mentoring da rede “Muhatu Energy Angola”, que vai trabalhar com mulheres experientes do ramo petrolífero para impulsionar a progressão das suas carreiras, bem como incentivar novos talentos a aderir a especialidade. Natacha Massano deu a conhecer que o objectivo da Muhatu Energy é dedicar-se à mulher, entendendo os seus problemas e partilhar experiências, visando mais oportunidades na ascensão de carreiras e aumento do número de mulheres no sector.
Fez saber que as mulheres representam 14 por cento do sector no país, sendo que uma boa parte está em vias de atingir a reforma. Apesar de ser uma indústria inovadora, os números ainda não são satisfatórios, daí a necessidade para se reduzir a disparidade no género, situação que obrigou a rede a fazer um estudo demográfico. Relativamente às áreas, frisou que a nível do controlo e operações é razoável, pois a grande diferença prende-se com a prestação de serviços e nos cargos de gestão, pois a maioria desempenha funções técnicas.
Por outro lado, lamentou o facto de poucas jovens mulheres estarem a entrar para a indústria, o que levará a rede a procurar novos talentos nas escolas. A Muhatu Energy Angola é uma iniciativa de mulheres afectas ao sector petrolífero, para a promoção de oportunidades de carreira e impulsionar talentos. Oficialmente criada em Março de 2022, com apoio de empresas petrolíferas, conta com 73 mentoradas e 45 mentores. O evento foi patrocinado pela Agência Nacional de Petróleo e Gás e Biocombustível.