Na sua mensagem, o Chefe de Estado angolano destacou o papel histórico e as conquistas do Japão ao longo dos séculos, enaltecendo o contributo do país asiático para o avanço no campo científico e tecnológico mundial.
“A história secular do Japão e as conquistas por vós alcançadas ao longo de décadas são referências que apreciamos de forma altamente positiva, pelo contributo que prestaram ao mundo, através de descobertas no plano científico, técnico e tecnológico, que têm um impacto inegável na melhoria das condições de vida de todos os povos do nosso planeta”, sublinhou João Lourenço.
O Presidente da República reiterou, ainda, o interesse de Angola em fortalecer os laços de cooperação com o Japão, abrangendo diversas áreas de interesse comum.
“Transmito ao Imperador Naruhito o permanente interesse de Angola em aprofundar as relações de amizade e de cooperação com o Japão em todas as áreas que possam contribuir para que alcancemos resultados concretos com benefícios recíprocos”, referiu João Lourenço.
As relações diplomáticas entre Angola e o Japão têm sido marcadas por uma cooperação crescente em sectores estratégicos, incluindo infra-estruturas, educação, saúde e energia.
O Japão tem sido um parceiro importante no apoio ao desenvolvimento sustentável de Angola, reforçando os laços históricos entre os dois países.