Na sua mensagem, lida na cerimónia de abertura da I Cimeira Global da Coligação de Alimentação Escolar, realizada ontem, o Presidente francês, Emanuel Macron, destacou a parceria com a República de Angola no quadro do Fundo Internacional de Desenvolvmento Agrícola (FIDA). Esta parceria está a ser materializada no sector da Educação por via do Projecto de Apoio à Formação Agrícola e Rural (PAFAR) financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), num montante global de trinta e cinco milhões de euros.
A ministra da Educação, Luísa Maria Alves Grilo, representa o país no evento que encerra hoje na capital francesa. A cimeira, que decorre sob o alto patrocínio do Chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, e o PAM (Programa Alimentar Mundial), tem como lema “Investir nas gerações futuras: Capital Humano, Sistemas Alimentares Sustentáveis e Acções contra as Alterações Climáticas através da Alimentação escola”. O objectivo da Cimeira Global de Coligação de Alimentação Escolar é promover a mobilização e o compromisso dos parceiros e definir em conjunto metas ambiciosas até 2030.
O projecto PAFAR visa contribuir para a redução da insegurança alimentar e da pobreza nas zonas rurais, desenvolvendo a produção agrícola e a cadeia de valor e adoptar práticas agrícolas amigas do ambiente.
Assim, esta cooperação incidirá sobre a rede dos Institutos Técnicos Agrários em todo o país, no sentido de iniciar uma revitalização da formação agrícola no subsistema de ensino secundário técnico-profissional. Participam da cimeira mais de 90 países de todo o mundo, juntamente com parceiros, incluindo agências da ONU, organizações internacionais, ONGs, grupos de reflexão e academia.